Logo Bruna Ribeiro Make Up

Uma coisa chamada Transição Capilar

  • Bruh Ribeiro
  • 27 Julho 2018

Há pouco mais de um ano, não consegui manter a rigorosidade de fazer a escova progressiva para deixar os fios lisos. Não me sobrava tempo para passar um dia no salão e este era geralmente um domingo.

Resolvi então tentar deixar o meu cabelo do jeito que ele é! Decisão dificil já que eu amo o cabelo liso e a praticidade de acordar e só pentear e estar pronto é outra história. Mesmo assim, diante de todos prós e contras, resolvi tentar. Longe de mim ditar que é preciso ter o cabelo cacheado, cada um tem o cabelo que quiser! Inclusive, quando diz respeito a cabelo eu mudo com (muita) frequencia. Quero deixar claro o meu motivo, a falta de tempo mesmo, já que não tenho objetivo nenhum de promover a ditadura dos cachos. Sou a favor da liberdade, sem regras para cabelos, seja cacheado, crespo, liso, preto, colorido!

Então, a primeira dúvida foi: como eu faria para cachear um cabelo que está sobre efeito de quimica há quase 18 anos? Realmente, não tinha idéia. Nem sabia lidar com cachos mais! Procurei informações com amigas, conhecidas, internet e consegui dar um jeito até. Muitas pessoas fazem o Big chop (grande corte) mas não dava para eu fazer, eu não me sentiria muito bem. Fui ao salão, cortei um pedaço ( ele já estava curto). Não gostei muito a principio, é dificil lidar com as opniões das pessoas mas felizmente, recebi mais apoio do que crítica. Passados alguns meses, percebi que estava sem volume e novamente voltei a um salão para repicar atrás. Melhorou e realmente é uma luta diária. Ouço com frequencia o quanto meu cabelo era lindo liso, grande, vermelho e raramente ouço se estou bem com ele do jeito que está.

Todo esse processo de largar a escova progressiva e deixar o cabelo cachear naturalmente é chamado de Transição Capilar. Eu diria até que mais uma transição do cabelo, é uma transição do seu estilo de vida, da sua busca em se reencontrar e se aceitar. Interessante o quanto o cabelo reflete em nós mesmas.

 Experimentei algumas técnicas para enrolar o cabelo: bobs, dedinho mas o que mais deu certo para mim foi a chamada fitagem.

*Fitagem – consiste em passar creme de pentear e gelatina para cabelos (misturo os dois na palma da mão)  em toda extensão do cabelo, mecha por mecha e amassar com uma toalha.

Aproveito depois para fazer uns cachinhos enrolando com a mão mesmo – um dedoliss, amasso mais com a mão e pronto!

Ah mas não leva tempo? Sim mas um tempo que depende de mim e uns cremes! Eu sei que é um processo demorado para voltar o cabelo normal, já passou algum tempo e estou cortando ainda as partes lisas. Às vezes enjoo e acabo fazendo uma escova mas nada de alisamentos por enquanto. Eu penso que a empatia nesse momento é fundamental, os julgamentos deveriam estar de lado quando é uma decisão sincera. Você está bem assim? Ótimo! Cabelo bom é aquele que você está satisfeita com ele...e eu estou amando meu cachinhos! <3

Comentário

Não há nenhum comentário nesta publicação, seja o primeiro a comentar! =)

Sobre Mim


Bruna Ribeiro

Publicitária de formação, maquiadora por demanda e estudante de Design.
Muito prazer, meu nome é Bruna Ribeiro e moro em Vitória, ES. Trabalho com maquiagem e cosméticos há cerca de 4 anos e sou apaixonada pelo universo da beleza, da arte, das cores e formas.
Esse espaço nasceu diante da necessidade de criar um meio de comunicação com minhas clientes  e da a vontade de escrever e compartilhar o conhecimento desse universo que estamos inseridos! Diante disso, sejam mais que bem vindos!

 

Newsletter


Deixe aqui seu email e receba sempre novidades! Vou adorar conversar com você!

Últimas Publicações


Maquiagem no Verão - O que usar?

Inspirada nesse calorzão que tem feito aqui no ES ( e em várias partes do Brasil) hoje vamos falar de...

  • Bruh Ribeiro
  • 10 Fevereiro 2020
  • 0 Comentários
  • 53 Visualizações

Maquiagem para o carnaval

O carnaval está chegando e já estão bombando nas redes sociais muitas idéias de maquiag...

  • Bruh Ribeiro
  • 21 Fevereiro 2019
  • 0 Comentários
  • 490 Visualizações

Microblanding - Eu fiz

Feliz 2019 amoras e amores! Iniciamos o ano com postagem nova, algo que já está por aí pelas ...

  • Bruh Ribeiro
  • 04 Janeiro 2019
  • 0 Comentários
  • 433 Visualizações