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O Boticário desenvolve primeiro perfume com Inteligência Artificial

  • Bruh Ribeiro
  • 25 Outubro 2018

A empresa brasileira de perfumaria e cosméticos, O Boticário, divulgou essa semana no facebook e instagram, uma super novidade que promete otimizar o tempo de concepção de uma nova  fragância  bem como criar composições inéditas de perfumes para o mercado: a  utilização da Inteligência Artificial no processo de fabricação de um perfume.

A marca já é pioneira em novidades e tecnologias como o resgate da  "enfleurage" - técnica milenar de extração do óleo essencial da flor (no caso, o Lírio) - ou o desenvolvimento da pele 3D para testes  de produtos, que reduz o número de testes em humanos e anula testes em animais.

Lírios para fabricação do perfume Lily através da técnica da Enfleurage.

 Dessa vez, O Boticário fez parceria com a IBM (empresa criadora da Inteligencia Artificial - AI) e a casa de fragrância alemã Symrise na busca de " juntar a emoção humana com a tecnologia das máquinas em uma alquimia especial" - conforme divulgado no facebook da marca.

 A partir de um software chamado Phylira, alusão à deusa grega do perfume, foram examinados dados referentes a fórmulas e ingredientes, história da perfumaria e aceitação do consumidor, que gerou  novos padrões e combinações inéditas e mais precisas, resultando no surgimento de duas fragrâncias cujos frascos e nomes ainda estão indefinidos mas que têm lançamento previsto para 2019.

Não só de sistema nasceram  os perfumes. Foi  necessário o trabalho em conjunto com os perfumistas da empresa para o refinamento das fómulas e, dessa forma, não ser algo que cause a substituição  da mão de obra humana no processo - como muitos devem estar pensando - mas servir como uma "ajuda" da tecnologia em favor do tempo gasto para execução de uma novo produto  já que esse novo processo fez com que as novas fragrâncias fossem produzidas em apenas 6 meses  e equivale a grande avanço pois a concepção de um perfume demora anos desde a criação, pesquisa até o lançamento do mesmo no mercado.

Todo mistério e tecnologia é para atrair a atenção dos millenials, ou seja, a geração Y, pessoas que nasceram entre 1980 e 1995 e que hoje são compradores ativos das marcas de perfumaria e cosméticos.

 

 

Fontes: https://www.facebook.com/oboticario/videos/180714049476115/
https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/boticario-lancara-primeira-linha-de-perfumes-criados-por-inteligencia-artificial-125444/
https://exame.abril.com.br/marketing/boticario-cria-1-perfume-feito-com-ajuda-de-inteligencia-artificial/
https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7729745/o-boticario-desenvolve-primeiro-perfume-do-mundo-usando-inteligencia-artificial

 

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Sobre Mim


Bruna Ribeiro

Publicitária de formação, maquiadora por demanda e estudante de Design.
Muito prazer, meu nome é Bruna Ribeiro e moro em Vitória, ES. Trabalho com maquiagem e cosméticos há cerca de 4 anos e sou apaixonada pelo universo da beleza, da arte, das cores e formas.
Esse espaço nasceu diante da necessidade de criar um meio de comunicação com minhas clientes  e da a vontade de escrever e compartilhar o conhecimento desse universo que estamos inseridos! Diante disso, sejam mais que bem vindos!

 

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